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Inclusão e tecnologias em Educação Matemática

Apresentação

As relações em sala de aula têm sofrido modificações consideráveis nestes últimos anos. A ampla disponibilidade de recursos tecnológicos individuais e coletivos e a revisão da noção de normalidade motivada pelas políticas de inclusão de pessoas portadoras de necessidades educacionais especiais nas salas de aula regulares motivam reflexões sobre o fazer pedagógico na escola.
Especialmente no ensino de Matemática, no qual nunca se esgotam discussões acerca do fracasso e de alternativas de ensino, mais premente ainda é discutir estes novos cenários. Compartilhar concepções, vivências, estudos, resultados de pesquisas e possibilidades de atuação certamente são o caminho mais frutífero para que seja possível fazer o ensino de Matemática mais eficaz e democrático, tornando-se realmente para todos.

É nesse panorama que o I Encontro Fluminense de Inclusão e Tecnologias em Educação Matemática se ambienta, visando a promover o diálogo entre os diferentes atores deste campo – professores da Educação Básica que ensinam Matemática, licenciandos em Matemática ou em Pedagogia, professores universitários e pesquisadores ou interessados de modo geral – que poderão discutir e compartilhar experiências e reflexões, promovendo o crescimento conjunto dessa comunidade e a necessária integração e articulação entre os diferentes segmentos ligados ao ensino de Matemática.

O evento tinha estes objetivos:

– Refletir sobre a necessidade da incorporação efetiva de discussões sobre o uso de tecnologias na formação do professor que ensina Matemática

– Refletir sobre a necessidade da incorporação efetiva de discussões sobre Educação Especial e Inclusiva na formação do professor que ensina Matemática.

– Fomentar a troca de experiências sobre projetos nessas áreas.

– Oportunizar formação específica por meio de minicursos com especialistas.

– Estabelecer no Estado do Rio de Janeiro um fórum de discussão permanente sobre tecnologias e sobre inclusão em Educação Matemática.

Para esse encontro, foram preparados diversos artigos, publicados na revista Educação Pública.

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