Escola Parque promove ciclo de palestras e oficinas

Com o objetivo de discutir temas instigantes da docência e da educação, a Escola Parque (localizada na Gávea e na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro) realiza o ciclo de palestras “Educar para o pensamento crítico”, voltado para todos os segmentos da educação. Serão abordados temas como “Criança e natureza – uma relação necessária”; “Aprendizagem a partir de problemas”; “Cultura Maker: pensar com as mãos e fazer com a cabeça”, entre outros.

As inscrições são gratuitas e estão abertas a professores e profissionais da educação de todas as escolas.

Data do evento: de 16 a 21 de outubro de 2017

Os encontros acontecerão nas sedes da Escola Parque. Para obter mais informações e fazer sua inscrição, clique aqui.

Evento discute museus e tecnologias

O Museu Histórico Nacional (MHN) sediará o seminário Games e Museus – A história em jogo e o curso Jogos e ensino de História.
O evento irá reunir pesquisadores para apresentar suas experiências, metodologias e pesquisas sobre o tema, assim como refletir sobre o modo pelo qual o espaço da memória histórica e dos museus e seus acervos são incorporados, ressignificados e trabalhados pelos recursos audiovisuais, como cinema, televisão, games, vídeos, aplicativos e smartphones, dentre outros.  O seminário (dia 10) é gratuito e contará com a participação de Paulo Knauss (MHN),

Wagner Pinheiro Pereira (UFRN), Lynn Alves (Uneb), Marcella Albaine (UniRio), Sonia Wanderley (UFF), Emmanoel Ferreira (UFF), Pedro Collares (MHN), Juniele Rabelo de Almeida (UFF), Guilherme Xavier (PUC-Rio), Ricardo Marroquim (UFRJ), Asla Sá (FGV) e Maria de Simone Ferreira (MHN).

O curso (dia 11), sob a responsabilidade do professor Christiano Britto, da UFF, tem taxa de inscrição de R$ 30 (estudantes e sócios da Associação de Amigos do MHN) e R$ 60 (demais participantes). No dia 10 haverá o lançamento do volume 48 dos Anais do Museu Histórico Nacional e do livro Ensino de História e Games: dimensões práticas em sala de aula, de Marcella Albaine.

Data: 10 e 11 de outubro de 2017
Horário: das 10 às 16 horas
Local: Museu Histórico Nacional – Praça Marechal Âncora, s/n – Centro, Rio de Janeiro-RJ
Mais informações e inscrições em  https://goo.gl/j2vmqa.