Ir para o conteúdo

A formação digital do educador é essencial para a educação?

Publicado em

  • Maria Carvalho

    O professor precisa conhecer o mundo digital porque ele faz parte do mundo dos alunos.

  • Eliana Silva

    Sim, a formação digital é importante não só para o educador , mas para toda a equipe pedagógica, pois pode contribuir no aprendizado do aluno e na sua interação com as disciplinas e com o próprio professor.

  • educacaopublica

    aprovar

    2015-02-10 14:23 GMT-03:00 Disqus :

  • Andrea Fournier

    Com certeza. Não dá para a educação (professores) ir na contramão das tecnologias. As crianças já nascem conectadas e nós precisamos acompanhar a evolução tecnológica para nossas aulas não ficarem desestimulantes.

  • Rozângela M. S. M. Domingos

    Considero que sim. Não obstante o fato de nem sempre as escolas oferecerem condições do educador acessar tais tecnologias para uso coletivo com os alunos. O educador tem que auxiliar o aluno a desvendar e compreender o mundo. Para isso ele (o educador), precisa se situar neste mundo complexo, múltiplo, diversificado. Isto é na atualidade, e será cada vez mais no futuro, impossível sem se utilizar as TICs.

    Um exemplo que corrobora que tal formação é essencial é a necessidade urgente de superação dos enfrentamentos entre professor X alunos em virtude da presença da tecnologia digital (telefone celular) em sala de aula. Tal superação poderá ocorrer quando essas ferramentas forem exaustivamente conhecidas e exploradas didaticamente com os alunos. Para isso é preciso “arregaçar as mangas” , cair dentro e destrinchar esse objeto de interesse e ostentação dos alunos.

  • Bianca

    Creio que ajuda muito, que auxilia o educador a trabalhar melhor com seus alunos. Claro que não podemos colocar a tecnologia como um “caminho” único para que o professor possa lecionar. Não adianta ter um mundo de opções tecnológicas e não saber aproveitar, usar. Na minha opinião, a formação digital ajuda o professor a trabalhar na realidade de seus estudantes (realidade atual).

  • Cristina Miranda

    Nós estamos na era digital. É fundamental esse conhecimento para os educadores e educandos em épocas de Globalização.

  • Gilson Gomes Timóteo

    Acredito que sim. O educador deve ter o domínio das novas tecnologias digitais, para que possa deve forma facilitar o aprendizado dos educandos em ambientes virtuais.

  • educacaopublica

    Aprovar

    2015-03-30 14:09 GMT-03:00 Disqus :

  • https://www.facebook.com/Cristina.Moyses Maria Cristina Moysés

    Completamente :Famílias partilham a mesma casa ou até a mesma sala num serão, onde todos os elementos estão virados para o seu computador pessoal em várias atividades distintas voltadas para o exterior. O uso da internet revelou um estranho fenômeno, afastou os que estavam próximos e simultaneamente aproximou os que estavam longe

    A internet representa uma maravilha para humanidade, onde estão disponíveis milhões de bibliotecas à distância de poucos cliques. O universo dos blogues e fóruns de opinião e newsletters representam um caudal importante de informação não verificada. Este manancial carece sempre por parte do utilizador o uso de discernimento para não tomar como verdade o que não passa de opinião. Quem usa a internet para pesquisa conhece bem a necessidade de confirmar as fontes.
    O diferencial na pesquisa na internet é que existem os conteúdos multimédia que é a combinação, de pelo menos um tipo de media estático (texto, fotografia, gráfico), com pelo menos um tipo de media dinâmico (vídeo, áudio, animação) que torna a internet na fonte mais rica, além de conter textos, apresentam imagens, vídeos, sons e muito mais por meio de um simples clique. Com isto não quero dizer que o conteúdo impresso está falido; na verdade o livro sempre foi algo hegemónico, mas agora tem que dividir o espaço com a internet, que disponibiliza outras formas de leitura, diferentes da leitura linear a que estamos acostumados.
    Há duas década atrás o uso da Internet era exclusivo de alguns privilegiados ou de pessoas que na sua área profissional tinham essa facilidade. A evolução da tecnologia veio a ter como efeito a descida exponencial dos preços, que muito beneficiaram o consumidor tornando as ligações mais rápidas e mais acessíveis, proporcionando a utilização de Internet a pessoas de todas as classes sociais. Muitos dizem que se a indústria automóvel evoluísse ao mesmo ritmo da Internet já estaríamos a conduzir carros perto da velocidade da luz.
    A Internet é o somatório de todos os outros meios de comunicação disponíveis até hoje, pois permite comunicação de voz, imagem, texto, etc., numa só tecnologia, ainda com a vantagem de ser mais imediata e permitir uma muito maior interacção entre os sujeitos da relação de comunicação. Esta comunicação omnidireccional, representa a maior vantagem em relação aos meios de comunicação precedentes porque o receptor deixa de ser um sujeito passivo tornando-se, pelo seu contributo, um interveniente activo. Esta característica bidireccional também torna a Internet um meio privilegiado de ensino, tanto na criação de métodos de ensino à distância como fonte de pesquisa escolar. Os utilizadores têm uma incrível facilidade em encontrar tudo o que precisam mediante uma busca rápida e podem confirmar conteúdos em fontes variadas, não se limitando a uma só versão do mesmo facto. O uso da Internet dispensa grande parte dos gastos da aquisição de livros e o uso do correio electrónico torna o correio mais rápido e gratuito.
    A Internet facilita a criação de conteúdos. Pode aceder-se a uma grande quantidade de informação disponibilizada por utilizadores comuns bem como instituições. Tudo o que existe a nível particular, comercial ou institucional tem a sua representação na Internet através de criação de sites ou blogues. As empresas encontram na Internet grandes potencialidades através do comércio, prospecção de mercado e da publicidade. A Internet pode ser um meio privilegiado para negócios, papel pouco presente em outros meios de comunicação.
    Outro papel importante da Internet é que ela fornece ao utilizador uma grande variedade de serviços como Homebanking e outros serviços criados para facilitar a vida aos cidadãos e evitar o congestionamento das repartições públicas ou bancos, o que representa uma comodidade importante, porque com segurança, as pessoas podem pagar contas, pagar impostos e até comprar acções. Em Portugal já se estuda a possibilidade do voto electrónico como tentativa de baixar as taxas de abstenção. Os estados investem na Internet como forma de aproximar os cidadãos das instituições e assim aumentarem a sua participação.
    A Internet acelerou o efeito da globalização e está a contribuir para a formação de uma revolução cultural mundial baseada na tecnologia. O que está a provocar um choque cultural entre gerações com filhos totalmente embrenhados em tecnologias que os pais desconhecem em grande medida, cuja causa é exactamente o crescimento rápido desta tecnologia. Jovens da contracultura, ideologicamente engajados ou não em uma utopia de difusão da informação, contribuíram decisivamente para a formação da Internet como hoje é conhecida. A tal ponto que o sociólogo espanhol e estudioso da rede, Manuel Castells, afirmou no livro A Galáxia da Internet (2003) que “A Internet é, acima de tudo, uma criação cultural”- O novo professor é aquele que esta conectado.

  • Web Extensão

    Penso que sim.

  • Guilherme Vieira

    Tb penso que sim