Alfabetização ecológica

Professora da Fundação Cecierj

Riva Roitman

Professora da UFRJ

Alfabetização ecológica é o processo no qual o aluno adquire a capacidade de ler, descrever e interpretar o ambiente que o cerca. Um indivíduo alfabetizado passa a reconhecer e decodificar aspectos ecológicos locais e, assim, encontrar soluções para problemas no seu dia a dia.

Um dos grandes desafios atuais do ensino nos diferentes níveis é fazer a articulação entre conteúdos escolares e a aplicabilidade deles no cotidiano; ambientes naturais oferecem contextos que ajudam a criar significados, a desenvolver comportamentos e valores que levarão ao respeito pela fauna e pela flora e à compreensão dos limites de desmatamento, problemas com descartes de resíduos etc.

Educar não é apenas cumprir o programa de curso, limitando-se a aplicar os conceitos. Conseguir ligar o conteúdo programático ao problema vivenciado no dia a dia do aluno e engajá-lo na procura da solução do problema é um exercício de cidadania que leva à melhoria na qualidade de vida de todos, pois o aluno poderá levar para seu meio social o aprendizado adquirido.

Como iniciar a alfabetização ecológica?

Questões simples sugeridas pelo professor podem ocupar o espaço experimental da aula de Ciências e trazer esclarecimentos importantes sobre problemas que a população está enfrentando, como: a escassez de água pode atingir a sua cidade?

Algumas questões podem orientar o processo de alfabetização ecológica na resolução da pergunta formulada:

Esse levantamento conduz à percepção do ambiente percorrido pela água, seu armazenamento e seu tratamento e pode chegar às causas de doenças de veiculação hídrica. Esse tipo de atividade, apoiado em conhecimentos científicos, auxilia o aluno a entender inter-relações do meio ambiente com a saúde humana.

Cuidados com as fontes de informação

O processo de ensino-aprendizagem em Educação Ambiental requer cuidados especiais por parte do professor com relação às fontes de informação divulgadas nos sítios da internet que dão prioridade a interesses de comercialização de produtos.

Os educadores ambientais devem estar preparados para utilizar a mídia e a cultura popular de forma crítica no contexto do educando. É papel do professor esclarecer seus alunos sobre as fontes de informação acadêmicas que devem ser consultadas quando se buscam aplicações das ciências no dia a dia.