Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Categoria de Ensino: Artes Plásticas; Cidadania e Comportamento; Cinema, Teatro e TV; Dança; Educação Artística; Educação Física; Folclore e Datas Importantes; Fotografia; Língua Portuguesa e Literatura; Música; Outras Mais Específicas
Limpar filtros
Final de ano
Outras Mais Específicas

O ano que acaba exige reflexões e novos projetos para o ano que inicia.

A aprendizagem de um segundo idioma para as crianças
Outras Mais Específicas

Um debate que não tem solução definitiva é sobre o melhor momento de aprendizagem de um novo idioma, pois existem opiniões fortemente divergentes. O fato é que usar músicas para estudar novas línguas pode ser ótimo.

Bach
Outras Mais Específicas

A música de Bach provoca as pessoas; barroca, divide-as em duas partes, uma delas dolorosamente infeliz e a outra se dirigindo ao infinito – o que pode levar a não continuar na mediocridade.

O tratamento dado ao texto literário no campo educacional: o que mudou?
Língua Portuguesa e Literatura

A abordagem do texto literário no espaço escolar vem se modificando nos últimos tempos, deixando de servir para subsidiar práticas normativas (vinculado apenas a aspectos gramaticais) e passando a buscar os sentidos trazidos pela linguagem literária, valorizando as características e significados da obra.

Adultos egocêntricos
Outras Mais Específicas

As crianças que falam sobre si mesmas confirmam as teorias piagetianas sobre o desenvolvimento intelectual; surpreendente é ver adultos fazendo o mesmo nas redes sociais.

E o cérebro se reinventa...
Língua Portuguesa e Literatura

Ao descobrir uma nova forma de trabalhar com alunos, causando surpresas e estranhamentos, o docente refaz seus caminhos em sala de aula e recupera a atenção das mentes curiosas.

Por uma educação que proporcione boa vida na cidade ou emancipação?
Cidadania e Comportamento

As manifestações dos profissionais da Educação são reflexos de uma cidadania abstrata, visto que os direitos e deveres estabelecidos na Constituição Cidadã e demais conjunto de leis dela decorrentes garantem mecanismos de cumprimento de deveres, porém a contrapartida, o direito dos cidadãos, é negligenciado.

Como estimular seu filho a ler
Língua Portuguesa e Literatura

Nada melhor do que do que não fazer nada
Outras Mais Específicas

Encher as crianças de atividades extraescolares pode provocar estresse e ofuscar o principal ofício dos infantes: brincar. Isso as impede de colocar em prática suas vivências e expressar de forma lúdica as informações que recebeu.