Biblioteca

Filtrar os artigos

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Kahoot!: um lúdico atual no auxílio à aprendizagem
Física

Este artigo apresenta um estudo de caso sobre a utilização da plataforma Kahoot! em sala de aula como atividade lúdica, visando despertar o interesse dos alunos pelo aprendizado. A experiência foi desenvolvida em aulas de Física de uma turma do ensino médio de escola pública no interior de Minas Gerais. São descritas as aulas e observações realizadas. Percebe-se uma vantagem da utilização dessa plataforma pela competitividade proporcionada pela brincadeira e/ou jogo durante o seu uso em prol do aprendizado.

A formação de professores e a questão do letramento digital: imbricamentos entre teoria e práticas no espaço escolar
Formação de Professores

A formação de professores na atualidade deve envolver sua capacitação para contribuir para o letramento digital dos estudantes, potencializando o conhecimento produzido dentro da escola. Para isso, é preciso participar, problematizar e agir pedagogicamente de forma coletiva.

A Química no cotidiano – uma proposta envolvendo o uso de infográficos
Química

Numa atividade realizada no câmpus Realengo II do Colégio Pedro II, foi comprovado que a utilização de infográficos para tratar conteúdos de Química pode ser uma ótima ferramenta de ensino, pois facilita o trabalho com esses conteúdos e motiva os alunos pela disciplina.

Curso de Letramento Interdisciplinar em Ciências
Formação de Professores

O desafio de oferecer aulas que tenham relação com o cotidiano dos alunos envolve questões políticas e mais amplas, mas é preciso transformar também a concepção do papel do professor, de construir sentido para o conhecimento escolar; cabe ao professor fazer a seleção do que é necessário aprender.

Trabalhando gênero no contexto escolar sob o foco da interdisciplinaridade
Cidadania e Comportamento

A abordagem de gênero nas escolas, dentro de uma perspectiva interdisciplinar, impede a fragmentação do conhecimento e as dificuldades encontradas na formação acadêmica e continuada, que geralmente não oportunizam os subsídios necessários para atender a essa demanda. É importante possibilitar a desconstrução de todo e qualquer conceito que estimule a violência, com o emprego de práticas integradoras e mais igualitárias.

A formação docente para a EJA: uma questão ainda não resolvida
Formação de Professores

Este trabalho é fruto de pesquisa de campo e bibliográfica sobre formação de professores para atuar na Educação de Jovens e Adultos, com questionários semiestruturados com professores e alunos da EJA sobre a importância da formação docente para atuar nessa modalidade. Também foram aplicados questionários socioeconômicos para se ter uma ideia da clientela da EJA. Os professores que atuam na EJA não possuem qualquer formação para atuar nessa modalidade de ensino; a metodologia e os conteúdos são os mesmos trabalhados nas classes regulares da educação básica.

Multiculturalismo e suas implicações na educação
Formação de Professores

Os novos paradigmas socioeducacionais são permeados por práticas que retratam o contexto histórico. Os desafios, os encontros e desencontros da educação da atualidade são pontos de partida de uma práxis pedagógica em que professores e alunos sentem a necessidade de um eixo de interseção no qual a aprendizagem afetiva e efetiva aconteçam no espaço educacional e transmutem essa dimensão, sendo incorporadas ao cotidiano de cada indivíduo.

Refletindo sobre o sistema de cotas no Rio de Janeiro como acesso à universidade pública
Formação de Professores e Política Educacional

Há defensores e adversários das políticas de cota em vigor no Brasil, ambos os grupos com seus argumentos. Sabe-se, entretanto, que esse sistema não resolve o problema estrutural da Educação no Brasil; procura amenizá-lo, além de reduzir os abismos sociais que nossa sociedade apresenta.

Empatia, exigência do mundo atual
Comunicação

Com origem no termo em grego empatheia, que significava paixão, a empatia pressupõe uma comunicação afetiva com outra pessoa e é um dos fundamentos da identificação e compreensão psicológica de outros indivíduos.

O Centro de Educação Infantil pelo olhar das crianças
Formação de Professores

A criança é um sujeito histórico e social, produtor de cultura, que interage socialmente com os outros por meio de diversas linguagens. Nos Centros de Educação Infantil (CEIs) as crianças são protagonistas; precisam ser escutadas, pois fazem parte desse laboratório e possuem um olhar diferente que precisa ser valorizado. Ali são realizadas atividades de conversação, de fotografia, de desenho, de leitura de imagens e narrativas. O que notamos é que as crianças gostam do CEI e se sentem felizes e acolhidas.