Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Categoria de Ensino: Artes Plásticas; Cidadania e Comportamento; Cinema, Teatro e TV; Dança; Educação Artística; Educação Física; Folclore e Datas Importantes; Fotografia; Língua Portuguesa e Literatura; Música; Outras Mais Específicas
Limpar filtros
Ritmos e expressões musicais: uma experiência
Educação Artística

Uma experiência em Educação Infantil desenvolve a prática de confecção de instrumentos de percussão, a descoberta de sons corporais, o conhecimento de elementos da música e provoca a emoção das crianças.

Projeto Maré de Poemas: relatando experiências pedagógicas e educacionais
Cidadania e Comportamento

Projeto desenvolvido por uma ONG leva educadores, programadores visuais e artistas de diversas áreas a elaborar um concurso de poesias para estudantes do Ensino Fundamental, Médio e EJA nas escolas de João Pessoa, Cabedelo e Santa Rita, com base em temáticas atuais e objetivando incentivar a leitura e a escrita – especialmente da literatura brasileira.

Crianças e diversidade em uma escola de Ensino Fundamental
Cidadania e Comportamento

A diversidade de experiências e características é uma marca das escolas públicas. O importante é evitar que essa diversidade se transforme em preconceito e discriminação, pois a escola deve ser um espaço para a convivência dos diferentes – mas não desiguais. A leitura de três livros e as discussões em sala de aula sobre o tema mostram a presença desse estigma e formas de anulá-lo.

O olhar pelas lentes da decolonialidade
Cidadania e Comportamento

Uma oficina pedagógica foi realizada no ano letivo de 2018 no Curso de Formação de Professores, no C. E. Dom Pedro I, no município de Mesquita/RJ; seu objetivo é oferecer uma reflexão do saber sob uma perspectiva epistemológica decolonial, de acordo com a Lei nº 10.639/03.

Artes Visuais em cena: percursos metodológicos
Educação Artística

Um projeto interdisciplinar analisa as obras de sete artistas visuais da Paraíba e leva os alunos a estudar pintura em tela, charge, xilogravura, estandartes, música, histórias em quadrinhos, coreografias, logomarcas e capas de livro. Os artistas compareceram à escola que os estudou e debateram com os alunos diversos aspectos da produção visual.

O ensino entre a teoria e a prática: a arte e a arquitetura em foco
Educação Artística

As construções arquitetônicas são uma expressão de arte, pois têm características simbólicas variadas; sendo assim, podem ser trabalhadas e estudadas nas disciplinas de Artes e provocarem atividades interdisciplinares, além de possibilitarem a integração entre teoria e prática com o estudo dos estilos e a confecção de maquetes.

Projeto Social Jogabem
Educação Física

O esporte é ferramenta importante para a promoção da saúde, da qualidade de vida, interação, socialização e inclusão social de crianças e adolescentes que residem em locais de risco social. A Educação Física é de grande valia para o desenvolvimento integral dos educandos, agindo diretamente para a autoestima e o bem-estar dessas crianças.

Pedagogia de Projetos e interdisciplinaridade: experiências artísticas em educação
Educação Artística

Ao trabalhar os conteúdos programáticos de Artes seriamente, com sequência didática e objetivos previamente traçados, a disciplina se impregna do respeito que merece, ofertando qualidade metodológica ao que se desenvolve na escola. Com isso, a Arte ocupa seu lugar de direito, não como veículo de aprendizagem, mas como algo a ser aprendido e apreendido na escola e fora dela.

A evolução da família: concepções de infância e adolescência
Cidadania e Comportamento

A família desempenha papel fundamental na sociedade, não só na relação de os seus membros como lócus de afiliação e/ou de reafiliação social dos seus membros, mas também em relação ao Estado, na perspectiva de instituição social decisiva no desenvolvimento do processo de integração, inclusão social daqueles que a ela pertencem.

Brincadeira e Psicomotricidade: encontros na Educação Infantil
Educação Física

As brincadeiras são essenciais no desenvolvimento da criança; são uma prática cultural que existem há muitos anos. Nos espaços de Educação Infantil, entretanto, são realizadas aquelas em que o professor assume o papel de coordenador, em que o objetivo é mais de aprender do que apenas brincar, antecipando conteúdos. O movimento também é importante para a criança – e a Psicomotricidade deve ser inserida nas práticas cotidianas desses espaços.