Biblioteca

Filtrar os artigos

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Educação e História da Educação no Brasil
História

A educação acompanha a transformação da sociedade e, ao mesmo tempo, transforma a sociedade. A educação no Brasil, nascida com a vinda dos jesuítas após o Descobrimento, passou por várias mudanças em função de contextos políticos e sociais, mas chega à atualidade sem atender aos anseios de ser universal e de qualidade para todos

A formação profissional do aluno surdo em uma escola técnica de nível médio
Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

A empregabilidade da pessoa com deficiência não resulta apenas do esforço individual; vai além da qualificação profissional. No caso da pessoa surda, é necessária uma nova postura por parte das pessoas à volta, que tenham consciência de uma formação profissional com três fatores importantes: competência, funcionalidade e autonomia. O objetivo deste artigo é compreender como ocorre a aprendizagem profissional do aluno surdo usuário de Libras.

Theodor Adorno: sobre a influência da música na formação humana
Educação Artística

Assim como outros produtos da chamada indústria cultural, a música pode ser sinal de submissão ou de emancipação. Afinal, a música – tanto a “séria” quanto a popular – recebe influência do contexto social em que está inserida, mas deve ser pensada em si mesma e não como instrumento voltado para interesses externos.

O uso da corrida de orientação como atividade prática de Cartografia no ensino de Geografia
Geografia

A Cartografia, como representação do espaço, sempre fez parte da história da humanidade. Mas a compreensão de um mapa costuma ser problemática para muitas pessoas, inclusive para aquelas que chegam ao Ensino Superior e têm dificuldade nessa disciplina. Uma atividade prática – a corrida de orientação – pode ajudar a conhecer a teoria dessa representação.

A necessidade de inclusão de novas temáticas no ensino: um debate entre a sistematização e a não sistematização
Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

Vêm ocorrendo diversas manifestações de preconceito, discriminação e autoritarismo nas redes sociais; cabe, então, buscar saber como os professores têm se posicionado e como isso se relaciona aos currículos mínimos planejados para cada série, de modo que os alunos consigam entender de forma crítica a sociedade em que vivem.

A produção de subjetividades pelo uso da internet e suas implicações no processo de aprendizagem
Computação e Tecnologias

O homem tem produzido subjetividades, pois seu aprendizado o levou a destacar-se dos outros animais, levando-o a usar o raciocínio para criar, aprender e se adaptar ao ambiente em que vive, influindo e sendo influído pelo meio, dominando técnicas e criando tecnologias e aprendendo a utilizá-las em seu benefício e em benefício do seu grupo. A imprensa possibilitou a produção e o desenvolvimento da informação e do conhecimento, interferindo na subjetivação do ser humano, valorizando a experiência individual.

O ensino de Ciências e a Educação Inclusiva: desafios e potencialidades segundo o projeto político-pedagógico e a visão docente
Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

É essencial garantir uma Educação Especial Inclusiva que seja realizada por meio de ações como a adaptação curricular e metodológica com técnicas e recursos específicos para receber os alunos de acordo com suas necessidades, em que o professor seja capacitado. Este projeto investiga o ensino de Ciências e a Educação Inclusiva, com ênfase em seus desafios e potencialidades.

A formação do profissional da biblioteca, o leitor e o prazer da leitura: o que fazer?
Formação de Professores

É fundamental que as bibliotecas escolares sejam espaços em que profissionais responsáveis tenham formação adequada e capacitação para mediar o processo de aprendizagem realizado nas salas de aula; o que a pesquisa encontrou em Porto Velho/RO são espaços que não oferecem acesso e bons acervos aos estudantes e pessoas que não têm interesse em discutir a questão da leitura.

Educação no Povoado Quixaba em Glória/BA
Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

O presente trabalho tem como objetivo principal apresentar como aconteceu a evolução da educação no Povoado Quixaba, identificando suas características, com base em pesquisa bibliográfica e entrevistas, entre outros métodos. É importante conhecer a história da educação em contexto local e/ou nacional, desde que ela nos instigue a conservar o que há de bom e corrigir o que há de errado.