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Saeb: definição, características e perspectivas
Comunicação, Avaliação, Cidadania e Comportamento e Política Educacional

Manuel Messias Gomes apresenta os resultados de uma pesquisa bibliográfica sobre o Saeb, seu histórico e suas características, bem como sua importância como sistema avaliativo que coleta e disponibiliza dados importantes sobre a Educação Básica; esses dados podem contribuir significativamente para a melhoria da qualidade da Educação Básica.

Os jogos como ferramenta de intervenção psicopedagógica na escola
Psicologia e Educação Especial e Inclusiva

Robison Zacharias Guimarães analisa a utilização de jogos como ferramenta de intervenção psicopedagógica, buscando compreender o campo educacional da Psicopedagogia dentro das escolas e sua prática dentro desses espaços como intervenção em prol da aprendizagem, frente às dificuldades que acometem o aluno.

Financiamento e mercantilização da educação brasileira
História, Formação de Professores, História da Educação e Política Educacional

A Constituição de 1988 caracteriza o sistema educacional brasileiro como público e federativo; cada ente tem suas responsabilidades e é obrigado a investir determinada porcentagem de impostos nas atividades educativas. Entretanto, o que vemos é o crescimento de negócios como a venda de livros e materiais pedagógicos e a criação de franquias educacionais.

Mediação escolar no transtorno de espectro autista: abordagem na sala de recursos multifuncional
Educação Especial e Inclusiva e Política Educacional

Acompanhar e auxiliar crianças com necessidades educacionais especiais no espaço regular de ensino é de responsabilidade do mediador educacional, pois a educação inclusiva é direito garantido na Constituição Federal. Este estudo pretende discutir a temática do autismo e retratar o papel do mediador para viabilizar a educação inclusiva e a necessidade do estabelecimento de vínculos com os profissionais envolvidos.

Educação Física Escolar: relato de experiência vivenciado a partir do Estagio Supervisionado I no Ensino Infantil e Fundamental
Formação de Professores e Educação Física

Como são as experiências na área da Educação Física Escolar vivenciadas pelos alunos de Estágio Supervisionado do curso de licenciatura em Educação Física da UEPA, em Altamira? Compartilhá-las é importante para o aprendizado e contribui para a reflexão e seu aprimoramento.

A interdisciplinaridade e a tecnologia como alternativas aos métodos disciplinares na educação
Computação e Tecnologias e Avaliação

As disciplinas são métodos utilizados a fim de que o indivíduo se torne submisso aos métodos vigentes por uma dominação do sujeito, organização dos espaços e a resistência de interação entre os indivíduos. A interdisciplinaridade é uma alternativa para o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem; pode ser desenvolvida com a interação entre disciplinas e projetos desenvolvidos por professores e alunos.

Potencialidades dos temas geradores no ensino de Ciências
Biologia e Biociências

Para Telma dos Santos e Rosane Meirelles, os temas geradores freirianos são oportunidade para buscar sentido para o ensino de Ciências e despertar o interesse dos estudantes numa perspectiva interdisciplinar, histórica e cultural. O ensino tem enfrentado desafios que perpassam a formação docente, investimentos, permanência nas escolas e contextualização.

Breve histórico acerca da criação das universidades no Brasil
História da Educação

Desde a criação da primeira universidade brasileira, em 1920, o Ensino Superior passou por várias transformações, especialmente quanto à sua legislação e ao papel das instituições públicas e das instituições privadas no atendimento às necessidades de formação nesse nível educacional.

A importância da formação docente: a avaliação em cursos semipresenciais no Sistema de Ensino Naval (SEN)
Avaliação, Educação a Distância, Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

A avaliação da aprendizagem na educação a distância depende das formas de acompanhamento do professor, da sua periodicidade e de sua dinamicidade. Por isso, requer constante aprimoramento. As diferenças de espaço e tempo entre o professor-mediador e o aluno impingem esse mecanismo de valorização.

Uma experiência de aprendizagem colaborativa extraclasse mediada pelo uso da tecnologia
Matemática

Levantamento em turmas do 1° ano do Ensino Médio de uma escola estadual em Minas Gerais mostrou que apenas 16,3% desses alunos possuem uma rotina de estudos extrassala. A fim de reverter esse quadro, foi feita uma experiência metodológica, que consistiu na criação de um blog para promover a aprendizagem colaborativa. Os resultados mostraram que o ambiente informatizado possibilitou que os alunos discutissem juntos e resolvessem conjuntamente as questões propostas. Os alunos consideraram que a atividade favoreceu a interação entre colegas e promoveu o estudo de forma atrativa.