Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Categoria de Ensino: Agronomia; Astronomia; Biologia e Biociências; Computação e Tecnologias; Física; Geologia; Matemática; Química
Limpar filtros
Aprendizagem e avaliação: um processo intrínseco
Computação e Tecnologias

Este artigo tem a finalidade de analisar as relações existentes entre aprendizagem e a avaliação, as interseções presentes e a experiência das condições biológicas e sociais que interferem no processo de aquisição do conhecimento. Aprendizagem e avaliação se coadunam num mesmo processo em que é necessário interpretar o que ocorre nos espaços educacionais e o protagonismo de alunos e professores.

A química das drogas: uma abordagem didática para o ensino de funções orgânicas
Química

Vem da Antiguidade o registro do uso de substâncias químicas com variadas finalidades. As drogas podem ter origem natural ou sintética e são tema de constantes discussões – especialmente entre jovens. Por isso, estruturar um jogo usando as características estruturais e químicas dessas substâncias pode ser uma forma de alcançar o interesse dos alunos pelo assunto.

Coisa de Professor: um incentivo à apropriação da tecnologia educacional por docentes do Ensino Fundamental
Computação e Tecnologias e Formação de Professores

Considerando que a forma como as pessoas lidam com a informação foi alterada, é imprescindível pensar em alternativas de ensino que atendam à demanda por modos diferenciados de lidar com a informação. Uma experiência em um Colégio Federal no Rio de Janeiro objetiva estimular docentes a se apropriar de tecnologias digitais, especificamente por meio de um ambiente virtual criado para familiarizar professores da Educação Básica com objetos de aprendizagem.

Integrando conhecimentos em uma escola técnica federal: aprendendo a utilizar ferramentas tecnológicas e conceitos matemáticos nos mistérios da expressão de genes
Matemática e Química

A pergunta que surge é: todo gene é expresso? Em que momento ou condições ele é expresso? Como aferir a capacidade de expressão de um gene? Neste trabalho, é apresentada uma abordagem prática que facilita o entendimento para os alunos do Ensino Médio Integrado, por meio de simulação.

Aulas de Química inovadoras ajudam o combate ao consumo de álcool
Química

Criar atividades que exijam o uso da terminologia científica correta e deem oportunidade para os alunos trocarem ideias sobre assuntos do cotidiano é uma prática de educadores atentos ao contexto da sua escola. Um trabalho desenvolvido nas aulas de Química que aborde o consumo de bebidas alcoólicas por adolescentes desafia a atitude deles, pois exige a reflexão de cada um, provocando sua criticidade.

Breve estudo da degradação da dioxina por meio da radiação ultravioleta
Química

Esta revisão aborda a degradação das substâncias tóxicas persistentes (STP) empregando a radiação ultravioleta (UV) nos processos oxidativos avançados (POAs) com processos fotoquímicos capazes de degradar compostos orgânicos e persistentes, por meio da produção do radical hidroxila (·OH). Todo o processo de oxirredução ocorre nos reatores solares e artificiais (lâmpadas de mercúrio), sempre determinado pelo comprimento de onda do raio ultravioleta.

Estudando função afim na palma da mão
Computação e Tecnologias

Este artigo mostra uma experiência de ensino de função afim, abordando as produções de estudantes do 1º ano do Ensino Médio de um colégio do Rio de Janeiro. As atividades foram planejadas para apresentar a relação entre função afim, seus coeficientes e a representação gráfica usando o software GeoGebra. Percebemos que com a utilização do software os alunos conseguiram compreender melhor a construção de gráficos e o comportamento dos coeficientes da função estudada.

A inserção de tecnologias no ensino de Física
Computação e Tecnologias e Física

A interação do aluno com a natureza que o cerca é essencial para o processo de ensino-aprendizagem. A Física, como disciplina do Ensino Médio, deve assegurar a competência investigativa dos alunos. Nesse contexto, a tecnologia móvel vem alcançando proporções cada vez maiores.

Paródias e videoclipes como recurso didático na aprendizagem significativa do conteúdo da tabela periódica
Química

Fazer paródias e videoclipes foi uma forma diferenciada de estudar os elementos da tabela periódica de maneira contextualizada, despertando o interesse dos alunos e valorizando as vivências que eles trazem para a escola.

Introduzindo o estudo da Astrobiologia em colégio da rede estadual do Rio de Janeiro: uma experiência no âmbito do Proemi
Biologia e Biociências, Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

A Astrobiologia é a ciência que estuda a origem, distribuição, evolução e futuro do universo; ela estimula a curiosidade dos alunos, porém ainda é utilizada de maneira muito limitada pela maioria das escolas. O estudo da Astronomia foi incorporado ao currículo mínimo de Física em 2012. O objetivo deste trabalho foi introduzir o ensino de Astrobiologia em turmas do 1° ano do Ensino Médio da rede pública estadual do Rio de Janeiro. Os 47 alunos participantes são do 1° ano do Ensino Médio do município de Nova Friburgo, de 14 e 15 anos, de ambos os sexos, de duas turmas do Proemi (Programa de Ensino Médio Inovador).