Biblioteca

Filtrar os artigos

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Categoria de Ensino: Artes Plásticas; Cidadania e Comportamento; Cinema, Teatro e TV; Dança; Educação Artística; Educação Física; Folclore e Datas Importantes; Fotografia; Língua Portuguesa e Literatura; Música; Outras Mais Específicas
Limpar filtros
O artista e a modelo: representações e transfigurações da natureza
Cinema, Teatro e TV e Outras Mais Específicas

O artista e a modelo” é um filme que fala do processo de criação da arte e da vida, a importância da natureza na elaboração de uma obra, e as duas personas descobrem que, para se chegar ao conceito desejado, é preciso ultrapassar o ver. Torna-se quase uma outra visão do Gênesis

O treinamento personalizado em Educação Física no Núcleo de Apoio à Saúde da Família no serviço público de São Gonçalo
Educação Física

Os pacientes e os alunos, com sua continuidade nas atividades de Educação Física, dão exemplo de perseverança, pois têm o objetivo de melhorar a cada dia. O educador físico aprende com eles que o crescimento vem no cotidiano de seu trabalho, nas relações pessoais, no contato com culturas e âmbitos sociais diferentes.

As artes cênicas nas brincadeiras populares cantadas pelo Mestre Tadeu
Educação Artística

Nosso rico folclore é dotado das mais variadas manifestações; as brincadeiras populares são exemplos de musicalidade, representação cênica, jogo cooperativo e trabalho em equipe. No universo escolar, os aspectos relacionados ao folclore são apresentados como possibilidade de ações práticas que estimulam a manifestação das mais variadas áreas de nossa cultura popular.

As aventuras de um químico desempregado
Outras Mais Específicas

Como deve se comportar um químico desempregado que resolve enfrentar as atividades físicas de uma academia? Junto com isso, Esteban Moreno conta também como foi fabricar o xampu preferido da sua amada e limpar quimicamente as joias dela conforme encomendado.

A ilusão referencial em São Bernardo: um recurso do autor ficcional
Língua Portuguesa e Literatura

O personagem Paulo Honório, narrador de São Bernardo, obra-prima de Graciliano Ramos, provoca o questionamento: será ele imparcial, como pretende? Certamente não, pois a narrativa em primeira pessoa é uma marca dessa não isenção quanto aos relatos. É Paulo Honório que lê sua história e a critica.

Inclusão: afeição, respeito e transformação
Educação Especial e Inclusiva, Formação de Professores e Outras Mais Específicas

Falar de inclusão social e escolar merece ternura, sem perder a precisão teórica. “Para além da inclusão” trata do tema devolvendo para a sociedade os resultados de pesquisas. A inclusão exige a criação de caminhos para o conhecimento, sem preconceitos e com cooperação.

A importância do educador físico no Núcleo Ampliado de Saúde da Família de São Gonçalo
Educação Física

A Educação Física tem objetivos vinculados à saúde e ao bem-estar de todas as pessoas; por isso, buscar o melhor atendimento a toda a população, incluindo idosos, deficientes e estudantes é o caminho para o desenvolvimento do sujeito em sua integralidade. Este artigo traz algumas experiências em serviços públicos em São Gonçalo/RJ.

A educação encarcerada: obstáculos e possibilidades
Cidadania e Comportamento

Existem leis que beneficiam presos que estudam com a redução da pena; isso não garante, entretanto, que as condições de estudo sejam adequadas; há problemas com os agentes penitenciários e falta de estrutura das escolas instaladas dentro de penitenciárias – aqui se relatam experiências num presídio feminino em Belo Horizonte.

Pibid, currículo mínimo e lazer: limites e possibilidades
Educação Física

Este estudo visa identificar as possibilidades de abordar o lazer dentro da escola com base nas propostas do Currículo Mínimo, considerando a nossa experiência nesses anos de Pibid; vemos os conteúdos de Jogos, Esportes, Ginástica e Atividades Rítmicas e Expressivas sendo trabalhados de forma conservadora, condicionando o aluno a consentir e aceitar as imposições do sistema. Pouco espaço tem sido dado para o componente do lazer.

Relendo imagens, pensando representações juvenis
Educação Artística

Uma atividade de releitura de um quadro de Picasso por alunos do 9º ano transforma-se numa experiência de percepção das conexões que os estudantes fazem com sua realidade, mostrando como ela se relaciona com uma nova experiência de olhar.