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Personagens-deuses-afros e suas mitologias – em busca das narrativas perdidas na escola
Antropologia, Vivências de Sala de Aula, Língua Portuguesa e Literatura e Política Educacional

O respeito à diversidade religiosa deve ser praticado na escola, de modo a criar uma cultura de tolerância; se o Brasil é um país laico, deve preservar e valorizar todas as denominações religiosas, sem preconceito. Uma experiência escolar mostra como isso pode ser feito.

(Multi)Letramento e ensino de língua portuguesa na era digital
Língua Portuguesa e Literatura

Com o avanço tecnológico e, consequentemente, o surgimento das redes sociais, a língua ganhou mais um veículo para se exprimir: os suportes digitais. Assim, surge um novo canal de comunicação e de expressão. A partir da proposta de um ensino de Língua Portuguesa baseado nos gêneros discursivos, busca-se compreender e refletir acerca desse ensino na era digital. Para tanto, buscou-se uma definição para o termo língua para então refletir acerca dos currículos e das práticas de (multi)letramento.

Multiletramentos e multimodalidade: o grafite como recurso pedagógico
Computação e Tecnologias, Vivências de Sala de Aula, Cidadania e Comportamento, Educação Artística, Fotografia, Outras Mais Específicas, Espaços Urbanos e Política Cultural

Uma proposta de atividade realizada em Campos dos Goytacazes/RJ envolvendo Língua Espanhola e Artes abordou o multiletramento ao buscar o estudo de grafites, por ser uma expressão artística comum em lugares públicos e privados da cidade.

O funcionamento dos ecossistemas: a natureza é macunaímica
Ecologia e Meio Ambiente, Biologia e Biociências, Filosofia e Língua Portuguesa e Literatura

A ciência não é neutra; as interferências religiosas, ideológicas e culturais estão presentes na formulação de qualquer proposta de conhecimento. Ao comparar os mundos de Macunaíma e de Alice, é possível perceber a diferença: enquanto a obra de Carroll cita 37 espécies de seres vivos (excetuando os humanos), a de Mário de Andrade relaciona 371, dez vezes mais! E, ao contrário dos personagens de Alice, a natureza se aproxima mais do modelo macunaímico, de viver e se desenvolver com pouco esforço.

Resenha
Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e Literatura

Uma forma poética de dizer o que é uma resenha, o que ela tem a ver com a obra a que se vincula, sua importância para os leitores e os autores. A resenha se debruça sobre o texto e reflete sobre suas relações, sua tessitura, a rede que constrói com outros trabalhos.

Os três primeiros livros da Maré
Direito, Psicologia, Educação Infantil, Formação de Professores, Instituição Escola, Artes Plásticas, Cinema, Teatro e TV, Dança, Educação Artística, Educação Física e Música

O projeto editorial Novos Olhares, organizado por professores de João Pessoa, já possui 22 obras publicadas, tratando de vários temas relacionados à Educação. Neste artigo são comentados os artigos que compõem os três primeiros volumes da coleção, publicados pela ONG Maré.

Filosofia e ciência na Idade Média – Resenha do filme O físico
Cinema, Teatro e TV

O filme O físico, com seu enredo, aborda as visões judaicas, católicas e muçulmanas em relação à saúde e a ciência na Idade Média. Por isso, serve como forma de estudar com os alunos esse período histórico levando em consideração os contextos religiosos e sociais.

Análise e contribuição universitária da pesquisa educacional Amor que Educa para formação de docentes e professores de Educação Física no Rio Grande do Sul
Saúde, Formação de Professores, Cidadania e Comportamento, Educação Física, Outras Mais Específicas e Política Educacional

O livro Amor que educa, de Marcelo Bittencourt Jardim, aborda de forma emocionada sua convicção da importância das atividades físicas para melhorar a saúde mental e relacional, envolvendo aspectos de direitos humanos, inclusão social, igualdade e humanização. Sua experiência em comunidades de vulnerabilidade social é relevante por mostrar como é importante a intervenção da escola e dos professores na formação de crianças e jovens nesse contexto.

Desafios na avaliação de redações escritas por vestibulandos surdos em um contexto de interação online
Comunicação, Avaliação, Educação a Distância, Educação Especial e Inclusiva, Formação de Professores, Língua Portuguesa e Literatura e Política Educacional

Este artigo apresenta reflexões decorrentes de atuação como corretor de redações escritas em português brasileiro como segunda língua (PBL2) por vestibulandos surdos na Plataforma Redação Online, uma empresa privada que oferece serviços online de correções de textos escritos conforme o modelo do Enem. As interações no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) auxiliam na coconstrução e no desenvolvimento gradual do conhecimento linguístico-textual do PBL2 de surdos.

O ensino de Língua Portuguesa na Educação de tempo integral no Estado de Goiás: da descontextualização gramatical a um ensino contextualizado que faça sentido
Língua Portuguesa e Literatura

Este trabalho, que tem apoio da Capes, objetiva tratar do ensino de Língua Portuguesa na educação de tempo integral. O ensino de língua materna tem se pautado em regras soltas e fragmentadas e nem sempre respeita a bagagem de mundo que o aluno possui nem seu contexto sociocultural. Há técnicas mais simples e eficazes para trabalhar a língua, tendo em vista que é primordial usar conteúdos mais dinâmicos e lúdicos para cativar a atenção do aluno.