Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Categoria de Ensino: Avaliação; Educação a Distância; Educação Especial e Inclusiva; Educação Infantil; Formação de Professores; História da Educação; Instituição Escola; Vivências de Sala de Aula
Limpar filtros
Supervisão pedagógica na gestão escolar: trabalhando Direitos Humanos e cidadania a partir da literatura infantil
Instituição Escola

Este artigo busca elementos teóricos para problematizar, refletir e contextualizar as experiências vivenciadas durante a intervenção pedagógica em uma escola de ensino fundamental da rede estadual. O projeto procurou articular ações educativas voltadas ao trabalho de Direitos Humanos e cidadania via literatura infantil, procurando refletir sobre aprendizagens e resultados observados e sobre o significado das ações no cotidiano da escola.

Construção do conhecimento acadêmico na profissão: dilemas e desafios
Formação de Professores

A prática da docência é permeada de obstáculos a serem transpostos diariamente; sob esse enfoque, o embasamento teórico e a reflexão propiciam argumentação e aprimoramento da prática. De acordo com Shön (1992, p. 5), “é possível olhar retrospectivamente e refletir sobre a reflexão-na-ação. Após a aula, o professor pode pensar no que aconteceu, no que observou, no significado que lhe deu e na eventual adoção de outros sentidos”. Portanto, ao refletir sobre os desafios enfrentados em sua aula, o professor irá descobrir novos caminhos e novas possibilidades de aprimorar seu trabalho.

Onde está a interdisciplinaridade?
Formação de Professores, História da Educação, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula e Política Educacional

É essencial discutir a formação docente, mesmo tomando por base obras de Foucault, Larrossa, Morin, Fazenda e Wirkola, para desconstruir conceitos ligados à interdisciplinaridade. Numa escola que se faz convencional, padronizada, que segue o modelo do panoptismo, não é possível realizar práticas interdisciplinares.

Avaliação institucional e a gestão democrática na escola pública: um diálogo no município de Alagoinhas/PB
Instituição Escola

A escola cumpre uma finalidade coletiva, social, cultural e pública. Apresenta elevado grau de importância para a comunidade e para a sociedade que a mantém. A observação foi desenvolvida em três escolas municipais com equipe gestora. Para que a avaliação institucional de fato se efetive nas escolas e possa realmente se configurar como um tipo de avaliação formativa, deverá ser assumida pelas redes de ensino e pelas unidades escolares.

Consumo de drogas lícitas e ilícitas entre jovens nas escolas da cidade de Antônio Martins-RN
Saúde, Antropologia, Comunicação, Vivências de Sala de Aula, Cidadania e Comportamento, Espaços Urbanos, Política Cultural e Política Educacional

Esta atividade objetiva esclarecer e conscientizar os alunos das escolas públicas de Antônio Martins-RN quanto aos males causados pelo uso e abuso do álcool e outras drogas. Os contextos apontam para um elevado consumo de álcool e tabaco e outras substâncias, principalmente o crack, a droga que vem trazendo maiores prejuízos à vida dos jovens e adolescentes e suas famílias, principalmente pelos seus efeitos devastadores, principalmente junto a pessoas das classes populares.

A importância do incentivo à pesquisa para o ensino de Química
Química, História e Formação de Professores

Este estudo tem como objetivo trazer contribuições teóricas sobre a história das descobertas no campo da Química e sobre a importância do professor que desenvolve no aluno a vontade de buscar o conhecimento. O incentivo à pesquisa educacional tem forte influência no processo de ensino e aprendizagem de Química. Para que o ensino de Química possa ser mais eficiente, é importante que o professor esteja cada vez mais compromissado com a pesquisa e a busca pelo conhecimento.

Saeb: definição, características e perspectivas
Comunicação, Avaliação, Cidadania e Comportamento e Política Educacional

Manuel Messias Gomes apresenta os resultados de uma pesquisa bibliográfica sobre o Saeb, seu histórico e suas características, bem como sua importância como sistema avaliativo que coleta e disponibiliza dados importantes sobre a Educação Básica; esses dados podem contribuir significativamente para a melhoria da qualidade da Educação Básica.

Os jogos como ferramenta de intervenção psicopedagógica na escola
Psicologia e Educação Especial e Inclusiva

Robison Zacharias Guimarães analisa a utilização de jogos como ferramenta de intervenção psicopedagógica, buscando compreender o campo educacional da Psicopedagogia dentro das escolas e sua prática dentro desses espaços como intervenção em prol da aprendizagem, frente às dificuldades que acometem o aluno.

Financiamento e mercantilização da educação brasileira
História, Formação de Professores, História da Educação e Política Educacional

A Constituição de 1988 caracteriza o sistema educacional brasileiro como público e federativo; cada ente tem suas responsabilidades e é obrigado a investir determinada porcentagem de impostos nas atividades educativas. Entretanto, o que vemos é o crescimento de negócios como a venda de livros e materiais pedagógicos e a criação de franquias educacionais.

Mediação escolar no transtorno de espectro autista: abordagem na sala de recursos multifuncional
Educação Especial e Inclusiva e Política Educacional

Acompanhar e auxiliar crianças com necessidades educacionais especiais no espaço regular de ensino é de responsabilidade do mediador educacional, pois a educação inclusiva é direito garantido na Constituição Federal. Este estudo pretende discutir a temática do autismo e retratar o papel do mediador para viabilizar a educação inclusiva e a necessidade do estabelecimento de vínculos com os profissionais envolvidos.