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Contribuições da Finlândia ao Ensino Médio público brasileiro
Formação de Professores e Política Educacional

A Finlândia é, já há alguns anos, a principal referência de sistema educacional de qualidade. Alguns professores que fizeram intercâmbio naquele país nórdico escreveram sobre o que existe lá que pode ser útil à educação brasileira.

Pós-graduação: uma necessidade estressante ao novo educador
Formação de Professores e Política Educacional

A realização de cursos de formação continuada, especialmente de especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado, é plena de fatores e relações estressantes, que devem ser superados com o apoio dos professores e leituras.

Ações afirmativas na Administração Pública Federal: a política multicultural da lei de cotas no serviço público
Formação de Professores e Política Educacional

O Programa de Ações Afirmativas reflete-se também nos concursos públicos destinados à Administração Pública Federal. Foram propostas metas e percentuais para afrodescendentes, mulheres e deficientes físicos, incluindo metas e resultados.

Cultura popular e Arquivologia: uma conexão intrinsecamente necessária para a Educação
Outras Mais Específicas e Política Cultural

As ações culturais populares devem ser disseminadas e um dos espaços mais adequados a isso são as instituições de cunho cultural, visto que são fontes de informação e podem contribuir para o turismo cultural e desenvolver atividades lúdicas.

As interfaces da Educação de Jovens e Adultos
Formação de Professores e Política Educacional

Para pensar a relação dos jovens com a escola, é preciso analisar o que a escola representa para esses jovens e o papel que os professores desempenham junto a esse público, que historicamente é desatendido pela instituição.

A escola no combate ao Aedes aegypti: uma ação ecopedagógica e interdisciplinar
Formação de Professores e Política Educacional

Uma experiência transdisciplinar voltada para o combate ao vetor transmissor da dengue e do zika vírus tem sua culminância numa importante apresentação de trabalhos e jogos que motivaram e envolveram a comunidade escolar.

A biblioteca escolar, os funcionários da escola e o Profuncionário
Formação de Professores e Política Educacional

A formação de bibliotecários e técnicos em bibliotecas irá melhorar os recursos disponíveis nas escolas das redes pública e privada e atenderá às necessidades de quase 190 mil estabelecimentos de ensino na Educação Básica.

Aprendizagem Significativa nos documentos oficiais nacionais, com ênfase para Ciências e Ensino Fundamental
Formação de Professores e Política Educacional

A Teoria da Aprendizagem Significativa, desenvolvida por Ausubel, se faz presente em diversos documentos oficiais brasileiros relacionados à educação, incluindo a Lei de Diretrizes e Bases.