Biblioteca

Filtrar os artigos

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Categoria de Ensino: Artes Plásticas; Cidadania e Comportamento; Cinema, Teatro e TV; Dança; Educação Artística; Educação Física; Folclore e Datas Importantes; Fotografia; Língua Portuguesa e Literatura; Música; Outras Mais Específicas
Limpar filtros
Interdisciplinaridade nas tramas do texto
História e Língua Portuguesa e Literatura

Um livro foi usado como base para falar de solidariedade e cidadania nas aulas de produção de texto, numa atividade marcada pela interdisciplinaridade. Os alunos de uma turma de 6ª série do Ensino Fundamental discutiram o assunto e produziram seus trabalhos individualmente, percebendo o que é necessário para produzir um texto. Com essa atividade, a sala de aula fica menos engessada e contribui para melhorar o ensino.

Trabalhando gênero no contexto escolar sob o foco da interdisciplinaridade
Cidadania e Comportamento

A abordagem de gênero nas escolas, dentro de uma perspectiva interdisciplinar, impede a fragmentação do conhecimento e as dificuldades encontradas na formação acadêmica e continuada, que geralmente não oportunizam os subsídios necessários para atender a essa demanda. É importante possibilitar a desconstrução de todo e qualquer conceito que estimule a violência, com o emprego de práticas integradoras e mais igualitárias.

Theodor Adorno: sobre a influência da música na formação humana
Educação Artística

Assim como outros produtos da chamada indústria cultural, a música pode ser sinal de submissão ou de emancipação. Afinal, a música – tanto a “séria” quanto a popular – recebe influência do contexto social em que está inserida, mas deve ser pensada em si mesma e não como instrumento voltado para interesses externos.

Quatro olhares sobre o Projeto Maré Postal
Educação Artística

Um projeto ligado às Artes, desenvolvido por uma ONG da Paraíba, vem apresentando resultados relevantes para as escolas envolvidas e traz mudanças de comportamento de estudantes matriculados na Educação Básica, motivando sua participação nos encontros e cerimônias de entrega de prêmios.

Ritmos e expressões musicais: uma experiência
Educação Artística

Uma experiência em Educação Infantil desenvolve a prática de confecção de instrumentos de percussão, a descoberta de sons corporais, o conhecimento de elementos da música e provoca a emoção das crianças.

Projeto Maré de Poemas: relatando experiências pedagógicas e educacionais
Cidadania e Comportamento

Projeto desenvolvido por uma ONG leva educadores, programadores visuais e artistas de diversas áreas a elaborar um concurso de poesias para estudantes do Ensino Fundamental, Médio e EJA nas escolas de João Pessoa, Cabedelo e Santa Rita, com base em temáticas atuais e objetivando incentivar a leitura e a escrita – especialmente da literatura brasileira.

Crianças e diversidade em uma escola de Ensino Fundamental
Cidadania e Comportamento

A diversidade de experiências e características é uma marca das escolas públicas. O importante é evitar que essa diversidade se transforme em preconceito e discriminação, pois a escola deve ser um espaço para a convivência dos diferentes – mas não desiguais. A leitura de três livros e as discussões em sala de aula sobre o tema mostram a presença desse estigma e formas de anulá-lo.

O olhar pelas lentes da decolonialidade
Cidadania e Comportamento

Uma oficina pedagógica foi realizada no ano letivo de 2018 no Curso de Formação de Professores, no C. E. Dom Pedro I, no município de Mesquita/RJ; seu objetivo é oferecer uma reflexão do saber sob uma perspectiva epistemológica decolonial, de acordo com a Lei nº 10.639/03.

Artes Visuais em cena: percursos metodológicos
Educação Artística

Um projeto interdisciplinar analisa as obras de sete artistas visuais da Paraíba e leva os alunos a estudar pintura em tela, charge, xilogravura, estandartes, música, histórias em quadrinhos, coreografias, logomarcas e capas de livro. Os artistas compareceram à escola que os estudou e debateram com os alunos diversos aspectos da produção visual.