Edição V. 16, Ed. 20 - 27/09/2016

Contribuições da Finlândia ao Ensino Médio público brasileiro

Formação de Professores e Política Educacional

A Finlândia é, já há alguns anos, a principal referência de sistema educacional de qualidade. Alguns professores que fizeram intercâmbio naquele país nórdico escreveram sobre o que existe lá que pode ser útil à educação brasileira.

Leia este artigo

Educação voltada para a cidadania

Cidadania e Comportamento

Há linhas mestras de análise da educação que possibilitam uma autocrítica e sugestões para a construção de um elo entre o que é ensinado e o que é vivenciado em comunidade, pois a escola precisa incutir nos estudantes características que favoreçam o bom relacionamento com a sociedade.

Leia este artigo

Pós-graduação: uma necessidade estressante ao novo educador

Formação de Professores e Política Educacional

A realização de cursos de formação continuada, especialmente de especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado, é plena de fatores e relações estressantes, que devem ser superados com o apoio dos professores e leituras.

Leia este artigo

Intimidação sistemática (bullying): reflexões e dicas de elaboração de projeto antibullying

Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

O bullying é uma prática de violência sistemática que vem merecendo reflexões da parte de vários profissionais. Além disso, deve provocar análises que levem a atitudes que impeçam sua concretização na escola.

Leia este artigo

Novo site da revista

Novo site da revista já está no ar! Estamos passando por alguns ajustes que podem provocar erros. Nossas equipes estão trabalhando para resolvê-los.

Educadores brasileiros

Anísio Teixeira: grande empreendedor da educação

Só existirá democracia no Brasil, no dia em que se montar no país a máquina que prepara as democracias. Essa máquina é a escola pública.

Veja também

Revista EaD em foco


Diretoria de Extensão


Fundação Cecierj