Edição V. 16, Ed. 23 - 08/11/2016

Relações raciais no cotidiano escolar: pela manutenção da consciência negra para além do 20 de novembro

Formação de Professores

O Dia da Consciência Negra (20 de novembro) é uma data simbólica que marca a valia daquele povo para a construção da História brasileira; a desigualdade social que vivemos faz com que não se respeitem os aspectos inerentes à diversidade.

Leia este artigo

Desafios da educação e o professor como mediador no processo ensino-aprendizagem na sociedade da informação

Computação e Tecnologias

Na sociedade do conhecimento, é fundamental que o professor esteja preparado para atuar como mediador pedagógico, não aceitando mais o papel de única fonte de informação para o aluno, que tem acesso a diversos recursos tecnológicos.

Leia este artigo

Diálogo na educação popular e na educação ao longo da vida

Formação de Professores

A educação popular proposta por Paulo Freire, voltada ao diálogo e à libertação, pode se aproximar da educação ao longo da vida, desde que esta não atenda aos interesses dos empresários que pretendem apenas obter mão de obra barata e acrítica.

Leia este artigo

O uso de tecnologias no ensino do Teorema de Pitágoras

Matemática

O Teorema de Pitágoras é um dos assuntos mais importantes a serem trabalhados na Matemática. E há várias formas de estudá-lo de maneira que o aluno se envolva e busque soluções para explicá-lo.

Leia este artigo

Funções psicomotoras de crianças que residem em lugares de vulnerabilidade social: um relato de experiência

Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

A partir de atividades realizadas com crianças em programas sociais em Niterói, é possível diagnosticar que problemas psicomotores influenciam sua participação nelas e suas outras práticas e podem prejudicar seu desenvolvimento.

Leia este artigo

Novo site da revista

Novo site da revista já está no ar! Estamos passando por alguns ajustes que podem provocar erros. Nossas equipes estão trabalhando para resolvê-los.

EAD em Foco

Leia também: