Edição V. 17, Ed. 11 - 30/05/2017

Avaliação escolar como prática mediadora

Avaliação e Formação de Professores

A avaliação escolar é capaz de avaliar formalmente e proporcionar condições que levem a uma aprendizagem significativa ou simplesmente é usada como mero instrumento de verificação? Para responder à questão, este artigo se caracteriza como pesquisa teórica, utilizando a metodologia bibliográfica baseada em autores como Hoffmann, Luckesi, Libâneo, Moretto e Perreneoud.

Leia este artigo

Contação de histórias como prática pedagógica na formação de leitores/escritores na metodologia sociointeracionista

Língua Portuguesa e Literatura

Uma investigação realizada em uma escola particular em Seropédica-RJ traz resultados sobre a prática pedagógica sociointeracionista, a fim de verificar a ação pedagógica dos professores e os resultados obtidos com a contação de histórias. Notou-se que as narrativas trabalhadas na escola nesse período tornaram-se efetivas para facilitar situações desafiadoras, como aguçadoras de curiosidades, construtoras de pensamento crítico, estimuladoras de leitores e fortalecedoras de vínculos sociais, educativos e afetivos.

Leia este artigo

Clube de Compras Dallas: um filme para discussão de múltiplos temas

Biologia e Biociências, Cinema, Teatro e TV e Outras Mais Específicas

A exibição de filmes para trabalhar conteúdos ainda não é muito comum, apesar de ser um recurso que explora diversas formas de linguagem e que expressa práticas sociais, sentimentos comuns aos alunos, sendo um veículo de difusão de informações. Neste caso, uma pesquisa feita após a exibição mostrou que os alunos se motivam com essa prática.

Leia este artigo

Percepções no estágio supervisionado de Educação de Jovens e Adultos: vivências na formação docente

Formação de Professores

O estágio supervisionado é uma das atividades essenciais na formação do pedagogo, pois busca contextualizar a prática e contribui para a análise das situações vividas pelo futuro educador. A Educação de Jovens e Adultos é um dos espaços onde esses estudantes desenvolvem sua capacidade de participação social e de reinventar seu mundo. A combinação desses dois elementos (estágio e EJA) pode levar a excelentes experiências.

Leia este artigo

A Arte aplicada ao ensino de Biologia: confecção de modelos didáticos de microrganismos

Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

Uma atividade que uniu Biologia, Artes e Língua Francesa desenvolveu habilidades manuais e despertou o interesse dos alunos pela modelagem, além de contribuir para aprimorar os conhecimentos sobre microrganismos.

Leia este artigo

Novo site da revista

Novo site da revista já está no ar! Estamos passando por alguns ajustes que podem provocar erros. Nossas equipes estão trabalhando para resolvê-los.

Educadores brasileiros

Anísio Teixeira: grande empreendedor da educação

Só existirá democracia no Brasil, no dia em que se montar no país a máquina que prepara as democracias. Essa máquina é a escola pública.

Veja também

Revista EaD em foco


Diretoria de Extensão


Fundação Cecierj