Edição V. 17, Ed. 2 - 24/01/2017

Atividades de Matemática para crianças com Síndrome de Down

Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

Uma pesquisa realizada junto a três jovens portadores de síndrome de Down mostra que procedimentos foram utilizados para atingir uma melhor compreensão do conceito de número, considerando quantidade de elementos, imagem conceitual de número e sequência numérica padrão.

Leia este artigo

Imagens para representação: prática de desenho técnico para Ensino Médio

Matemática

As imagens mentais são importantes para a formação do raciocínio espacial para a visualização. A representação de vistas ortográficas depende dos conceitos de projeção, da Geometria Descritiva, para o aluno passar da dimensão tridimensional para a representação em papel.

Leia este artigo

Processo de aprendizagem estatística com foco em medidas de tendência central e dispersão

Matemática

Uma sequência didática mostra que, utilizando as ferramentas do Google Docs e o software Geogebra, é possível fazer análises estatísticas para obter medidas de tendência central e dispersão de um grupo, com o objetivo de contextualizar os conteúdos de Estatística.

Leia este artigo

Impactos do processo de musicalidade na Educação Matemática Inclusiva

Matemática

Este trabalho busca entender a musicalidade como processo do ser humano e expressão entre música e Matemática, com base nos conceitos de neurociência, musicalidade e Educação Matemática, como o Modelo do Código Triplo, com atividades junto a alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

Leia este artigo

Parnasianismo: o universo de José María de Heredia Girard com as divindades mitológicas

Artes Plásticas e Outras Mais Específicas

Uma aula interdisciplinar trabalha conteúdos de Língua Portuguesa, Língua Espanhola, Literatura e Artes e obteve o reconhecimento dos alunos ao realizarem trabalhos em grupo sobre o assunto, valorizando o trabalho docente com atividades diversificadas.

Leia este artigo

Mostra de Astronomia integra alunos dos turnos matutino e noturno

Física

Realizar uma mostra de estudos de Astronomia no turno da noite de uma escola pública serve como capacitação do aluno como protagonista dos seus estudos e ajuda na valorização de sua participação ativa e sua formação integral como indivíduo.

Leia este artigo

Novo site da revista

Novo site da revista já está no ar! Estamos passando por alguns ajustes que podem provocar erros. Nossas equipes estão trabalhando para resolvê-los.

EAD em Foco

Leia também: