Edição V. 18, Ed. 12 - 19/06/2018

Ensinando Física no quinto ano do Ensino Fundamental: uma proposta envolvendo magnetismo

Física

Este artigo apresenta proposta sobre a alfabetização científica para os anos iniciais aplicada em escola pública, baseada em atividades práticas nas aulas de Ciências. O objetivo é inserir tais atividades práticas nas aulas do quinto ano escolar. O tema escolhido para as atividades é o magnetismo. A metodologia pesquisa-ação e a utilização de mapas conceituais contribuem para que a aprendizagem dos estudantes seja significativa.

Leia este artigo

A interdisciplinaridade ao alcance de todos

Formação de Professores

A unidade da natureza do homem é desfeita na educação pelas disciplinas; a interdisciplinaridade é uma possibilidade de romper os limites dessa divisão, propondo a integração do conhecimento, por meio de uma nova organização de conteúdos e currículos.

Leia este artigo

Artes Visuais em cena: motivações iniciais

Educação Artística

Envolvendo professores de diversas disciplinas e artistas que utilizam diversas técnicas na produção de obras de artes visuais, o projeto de uma escola municipal de João Pessoa, na Paraíba, valoriza um grupo de artistas da Paraíba e incentiva a produção artística dos seus alunos.

Leia este artigo

Um estudo de caso sobre o ensino-aprendizagem dos diferentes significados de frações em uma escola de Educação Básica

Matemática

Este trabalho investigou junto a alunos do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal de Duque de Caxias os significados de frações que esses alunos demonstraram ter maior domínio ou não possuem e os mais presentes entre eles, como relação parte-todo, operador multiplicativo, quociente/número, razão e probabilidade. Foram analisados os livros didáticos usados por esses alunos, os resultados de tarefas propostas e as respostas verbais dadas em entrevistas sobre essas tarefas.

Leia este artigo

A produção do conhecimento na construção do saber sociocultural e científico

Formação de Professores e Cidadania e Comportamento

A academia é o centro de produção do saber, e conta com dois eventos de estruturação cultural: a escrita e o papel, pela possibilidade de registro e acúmulo do conhecimento, facilitando a perpetuação, o arquivamento e o acesso a ele. O conhecimento científico nasceu da sistematização.

Leia este artigo

Novo site da revista

Novo site da revista já está no ar! Estamos passando por alguns ajustes que podem provocar erros. Nossas equipes estão trabalhando para resolvê-los.

EAD em Foco

Leia também: