Edição V. 18, Ed. 14 - 17/07/2018

“Uno da Química”: conhecendo os elementos químicos por meio de um jogo de cartas

Química

Um jogo de cartas apresenta características dos elementos químicos e possui recursos que aumentam a ludicidade, equilibrando as funções de entretenimento e de aprendizagem. Essa combinação aumenta o interesse do aluno pela disciplina e conteúdos de tabela periódica.

Leia este artigo

Prática docente nas instituições de ensino superior: da vaidade intelectual à produção do saber

Formação de Professores e Cidadania e Comportamento

Muitos dos problemas do ensino superior brasileiro se localizam nas inter-relações entre professores e alunos; acusações de assédio e de práticas agressivas são comuns, prejudicando as atividades de uma instituição que deveria primar pela produção do saber, pelo respeito ao outro e pela democracia interna.

Leia este artigo

Fatores que facilitam e dificultam a aprendizagem

Formação de Professores

A atuação docente possui fatores que podem facilitar ou dificultar a aprendizagem do aluno. A análise desses fatores teve como pressupostos a condução da aula pelo docente, a maneira como essa prática pode influir positiva ou negativamente na aprendizagem do aluno e os meios ou as metodologias de que o professor pode lançar mão para melhorar a sua prática docente.

Leia este artigo

I Feira de Ciências do Polo Cederj Nova Friburgo

Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

Uma feira de ciências realizada em Nova Friburgo serviu para aproximar alunos da graduação do Consórcio Cederj e alunos do Ensino Médio de um colégio público da cidade, fazendo com que eles se tornassem protagonistas de sua aprendizagem, conhecessem e se familiarizassem com um espaço universitário que poderão frequentar.

Leia este artigo

Novo site da revista

Novo site da revista já está no ar! Estamos passando por alguns ajustes que podem provocar erros. Nossas equipes estão trabalhando para resolvê-los.

Educadores brasileiros

Anísio Teixeira: grande empreendedor da educação

Só existirá democracia no Brasil, no dia em que se montar no país a máquina que prepara as democracias. Essa máquina é a escola pública.

Veja também

Revista EaD em foco


Diretoria de Extensão


Fundação Cecierj