Edição V. 18, Ed. 17 - 28/08/2018

Educação presencial mediada por tecnologias com estratégia b-learning e aprendizagem ativa no Ensino Técnico

Educação a Distância e Formação de Professores

A aprendizagem ativa é baseada na motivação e participação do aluno como protagonista de seu aprendizado. Ao mesclar tecnologias da educação a distância (EaD) ao ensino presencial, o b-learning (ou ensino híbrido) atua como estratégia de aprendizagem ativa. Experiência com o b-learning realizada numa escola técnica da Faetec usa essa estratégia de ensino-aprendizagem em uma escola pública.

Leia este artigo

Ensino de Astronomia: uma aplicação do AstroRummikub no Ensino Fundamental

Física

Este trabalho analisa possibilidades do uso do jogo AstroRummikub para a compreensão do Sistema Solar e a ordem de distância dos astros em relação ao Sol em aulas de Ciências nas séries finais do Ensino Fundamental. Os resultados da pesquisa mostram que o jogo ajudou na compreensão dos alunos sobre o conteúdo abordado, comprovando que a utilização do lúdico pode auxiliar o processo de aprendizagem; o jogo é apenas uma ferramenta de ensino.

Leia este artigo

Inclusão e Ensino Técnico: estratégias pedagógicas no Ensino Médio Integrado

Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

A inclusão deve ser feita também com foco na elaboração de recursos pedagógicos adaptados no curso técnico. Para tanto, foram criadas estratégias para a preparação de instrumentos de medição adaptados ao curso técnico visando à inclusão de alunos com deficiência visual nesse segmento e a adequação de ambientes e materiais didáticos para o ensino desse público.

Leia este artigo

Produção de material didático para alunos com deficiência visual: experiências nos anos iniciais

Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

Professores do Instituto Benjamin Constant buscaram, a partir do registro da construção de materiais didáticos em 3D e da aplicação deles à prática pedagógica, identificar as possibilidades de aprendizado pelo aluno com deficiência visual, registrando as descobertas e aprimorando o material para futuras experiências e outras práticas pedagógicas, auxiliando outros professores em diferentes contextos e cotidianos escolares.

Leia este artigo

Projeto Social Jogabem

Educação Física

O esporte é ferramenta importante para a promoção da saúde, da qualidade de vida, interação, socialização e inclusão social de crianças e adolescentes que residem em locais de risco social. A Educação Física é de grande valia para o desenvolvimento integral dos educandos, agindo diretamente para a autoestima e o bem-estar dessas crianças.

Leia este artigo

Novo site da revista

Novo site da revista já está no ar! Estamos passando por alguns ajustes que podem provocar erros. Nossas equipes estão trabalhando para resolvê-los.

Educadores brasileiros

Anísio Teixeira: grande empreendedor da educação

Só existirá democracia no Brasil, no dia em que se montar no país a máquina que prepara as democracias. Essa máquina é a escola pública.

Veja também

Revista EaD em foco


Diretoria de Extensão


Fundação Cecierj