Edição V. 18, Ed. 23 - 27/11/2018

Educação e História da Educação no Brasil

História

A educação acompanha a transformação da sociedade e, ao mesmo tempo, transforma a sociedade. A educação no Brasil, nascida com a vinda dos jesuítas após o Descobrimento, passou por várias mudanças em função de contextos políticos e sociais, mas chega à atualidade sem atender aos anseios de ser universal e de qualidade para todos

Leia este artigo

A formação profissional do aluno surdo em uma escola técnica de nível médio

Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

A empregabilidade da pessoa com deficiência não resulta apenas do esforço individual; vai além da qualificação profissional. No caso da pessoa surda, é necessária uma nova postura por parte das pessoas à volta, que tenham consciência de uma formação profissional com três fatores importantes: competência, funcionalidade e autonomia. O objetivo deste artigo é compreender como ocorre a aprendizagem profissional do aluno surdo usuário de Libras.

Leia este artigo

Theodor Adorno: sobre a influência da música na formação humana

Educação Artística

Assim como outros produtos da chamada indústria cultural, a música pode ser sinal de submissão ou de emancipação. Afinal, a música – tanto a “séria” quanto a popular – recebe influência do contexto social em que está inserida, mas deve ser pensada em si mesma e não como instrumento voltado para interesses externos.

Leia este artigo

O uso da corrida de orientação como atividade prática de Cartografia no ensino de Geografia

Geografia

A Cartografia, como representação do espaço, sempre fez parte da história da humanidade. Mas a compreensão de um mapa costuma ser problemática para muitas pessoas, inclusive para aquelas que chegam ao Ensino Superior e têm dificuldade nessa disciplina. Uma atividade prática – a corrida de orientação – pode ajudar a conhecer a teoria dessa representação.

Leia este artigo

A necessidade de inclusão de novas temáticas no ensino: um debate entre a sistematização e a não sistematização

Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

Vêm ocorrendo diversas manifestações de preconceito, discriminação e autoritarismo nas redes sociais; cabe, então, buscar saber como os professores têm se posicionado e como isso se relaciona aos currículos mínimos planejados para cada série, de modo que os alunos consigam entender de forma crítica a sociedade em que vivem.

Leia este artigo

Caminho para a liberdade

Mirian Goldenberg faz um resumo do clássico estudo de Simone de Beauvoir sobre a condição feminina: “O segundo sexo".

Educadores brasileiros

Anísio Teixeira: grande empreendedor da educação

Só existirá democracia no Brasil, no dia em que se montar no país a máquina que prepara as democracias. Essa máquina é a escola pública.

Veja também

Revista EaD em foco


Diretoria de Extensão


Fundação Cecierj