Edição V. 19, Ed. 2 - 22/01/2019

Kahoot!: um lúdico atual no auxílio à aprendizagem

Física

Este artigo apresenta um estudo de caso sobre a utilização da plataforma Kahoot! em sala de aula como atividade lúdica, visando despertar o interesse dos alunos pelo aprendizado. A experiência foi desenvolvida em aulas de Física de uma turma do ensino médio de escola pública no interior de Minas Gerais. São descritas as aulas e observações realizadas. Percebe-se uma vantagem da utilização dessa plataforma pela competitividade proporcionada pela brincadeira e/ou jogo durante o seu uso em prol do aprendizado.

Leia este artigo

A formação de professores e a questão do letramento digital: imbricamentos entre teoria e práticas no espaço escolar

Formação de Professores

A formação de professores na atualidade deve envolver sua capacitação para contribuir para o letramento digital dos estudantes, potencializando o conhecimento produzido dentro da escola. Para isso, é preciso participar, problematizar e agir pedagogicamente de forma coletiva.

Leia este artigo

A Química no cotidiano – uma proposta envolvendo o uso de infográficos

Química

Numa atividade realizada no câmpus Realengo II do Colégio Pedro II, foi comprovado que a utilização de infográficos para tratar conteúdos de Química pode ser uma ótima ferramenta de ensino, pois facilita o trabalho com esses conteúdos e motiva os alunos pela disciplina.

Leia este artigo

Curso de Letramento Interdisciplinar em Ciências

Formação de Professores

O desafio de oferecer aulas que tenham relação com o cotidiano dos alunos envolve questões políticas e mais amplas, mas é preciso transformar também a concepção do papel do professor, de construir sentido para o conhecimento escolar; cabe ao professor fazer a seleção do que é necessário aprender.

Leia este artigo

Trabalhando gênero no contexto escolar sob o foco da interdisciplinaridade

Cidadania e Comportamento

A abordagem de gênero nas escolas, dentro de uma perspectiva interdisciplinar, impede a fragmentação do conhecimento e as dificuldades encontradas na formação acadêmica e continuada, que geralmente não oportunizam os subsídios necessários para atender a essa demanda. É importante possibilitar a desconstrução de todo e qualquer conceito que estimule a violência, com o emprego de práticas integradoras e mais igualitárias.

Leia este artigo

Caminho para a liberdade

Mirian Goldenberg faz um resumo do clássico estudo de Simone de Beauvoir sobre a condição feminina: “O segundo sexo".

Educadores brasileiros

Anísio Teixeira: grande empreendedor da educação

Só existirá democracia no Brasil, no dia em que se montar no país a máquina que prepara as democracias. Essa máquina é a escola pública.

Veja também

Revista EaD em foco


Diretoria de Extensão


Fundação Cecierj