Edição V. 19, Ed. 8 - 30/04/2019

Supervisão pedagógica na gestão escolar: trabalhando Direitos Humanos e cidadania a partir da literatura infantil

Instituição Escola

Este artigo busca elementos teóricos para problematizar, refletir e contextualizar as experiências vivenciadas durante a intervenção pedagógica em uma escola de ensino fundamental da rede estadual. O projeto procurou articular ações educativas voltadas ao trabalho de Direitos Humanos e cidadania via literatura infantil, procurando refletir sobre aprendizagens e resultados observados e sobre o significado das ações no cotidiano da escola.

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O ideário pessoal e intransferível de um renegado

Filosofia e Língua Portuguesa e Literatura

Este texto analisa a obra de um filósofo perdido no tempo, que só pensa no fim do mundo e na destruição de tudo e que, por isso, desvaloriza todo o esforço humano pela construção de um mundo melhor, mais solidário e menos degradante.

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Dora, a aventureira e o ensino de Geografia na Educação Infantil

Geografia

Um desenho animado apresenta novas formas de utilizar a cartografia e usa a ludicidade para levar às crianças a importância de estudar, conhecer e ler mapas para as atividades do cotidiano.

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Construção do conhecimento acadêmico na profissão: dilemas e desafios

Formação de Professores

A prática da docência é permeada de obstáculos a serem transpostos diariamente; sob esse enfoque, o embasamento teórico e a reflexão propiciam argumentação e aprimoramento da prática. De acordo com Shön (1992, p. 5), “é possível olhar retrospectivamente e refletir sobre a reflexão-na-ação. Após a aula, o professor pode pensar no que aconteceu, no que observou, no significado que lhe deu e na eventual adoção de outros sentidos”. Portanto, ao refletir sobre os desafios enfrentados em sua aula, o professor irá descobrir novos caminhos e novas possibilidades de aprimorar seu trabalho.

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Onde está a interdisciplinaridade?

Formação de Professores, História da Educação, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula e Política Educacional

É essencial discutir a formação docente, mesmo tomando por base obras de Foucault, Larrossa, Morin, Fazenda e Wirkola, para desconstruir conceitos ligados à interdisciplinaridade. Numa escola que se faz convencional, padronizada, que segue o modelo do panoptismo, não é possível realizar práticas interdisciplinares.

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Avaliação institucional e a gestão democrática na escola pública: um diálogo no município de Alagoinhas/PB

Instituição Escola

A escola cumpre uma finalidade coletiva, social, cultural e pública. Apresenta elevado grau de importância para a comunidade e para a sociedade que a mantém. A observação foi desenvolvida em três escolas municipais com equipe gestora. Para que a avaliação institucional de fato se efetive nas escolas e possa realmente se configurar como um tipo de avaliação formativa, deverá ser assumida pelas redes de ensino e pelas unidades escolares.

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Trabalhe na Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj

Estão abertas inscrições para dois processos seletivos de bolsistas para atuar nos projetos da Diretoria de Extensão como conteudistas das disciplinas ofertadas ou como mediadores pedagógicos.
Informações: http://cederj.edu.br/extensao

Inscrições abertas para cursos de atualização para professores

As inscrições para os cursos de atualização da Fundação Cecierj estão abertas. São oferecidas disciplinas nas áreas de Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Códigos, Prática Docente e Tecnologia Educacional. Para se inscrever, é necessário ser profissional da Educação graduado, licenciado ou licenciando de último ano. Estão disponíveis mais de 2.500 vagas para os cursos, que são on-line e gratuitos.

Mais informações: http://cederj.edu.br/extensao/

Caminho para a liberdade

Mirian Goldenberg faz um resumo do clássico estudo de Simone de Beauvoir sobre a condição feminina: “O segundo sexo".

Educadores brasileiros

Anísio Teixeira: grande empreendedor da educação

Só existirá democracia no Brasil, no dia em que se montar no país a máquina que prepara as democracias. Essa máquina é a escola pública.

Veja também

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