Edição V. 19, Ed. 9 - 14/05/2019

O ensino de Língua Portuguesa na Educação de tempo integral no Estado de Goiás: da descontextualização gramatical a um ensino contextualizado que faça sentido

Língua Portuguesa e Literatura

Este trabalho, que tem apoio da Capes, objetiva tratar do ensino de Língua Portuguesa na educação de tempo integral. O ensino de língua materna tem se pautado em regras soltas e fragmentadas e nem sempre respeita a bagagem de mundo que o aluno possui nem seu contexto sociocultural. Há técnicas mais simples e eficazes para trabalhar a língua, tendo em vista que é primordial usar conteúdos mais dinâmicos e lúdicos para cativar a atenção do aluno.

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A identidade da criança negra no Centro Municipal de Educação Infantil Irmã Lucília em Arraias/TO

Psicologia, Sociologia e Educação Infantil

A escola é mediadora da formação do conhecimento sistematizado, mas muitas vezes leva as crianças a situações difíceis e conflituosas; o professor e os demais profissionais da educação devem ajudar as crianças negras a construir sua identidade valorizando a cultura e a história desse grupo.

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A docência sob a perspectiva religiosa: entre a política e a reflexividade

Teologia, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula e Cidadania e Comportamento

O islã não separa a política da espiritualidade; as principais atribuições do professor são a paciência e a reflexão. Por essas razões, no islã a educação é um ato político, e o docente é o detentor do poder, mas dele é exigido afeto na sua conduta. O uso de uma palavra geradora para a alfabetização provocou o acolhimento de duas histórias – dois significados para uma mesma palavra.

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Levou-s’a Velida: considerações de Helder Macedo sobre a lírica trovadoresca na cantiga de D. Dinis

Língua Portuguesa e Literatura

A poesia portuguesa trovadoresca possui um caráter transcendental que influenciou e continua influenciando outras instâncias poéticas em língua portuguesa, como a própria transparência de características de cantigas satíricas na obra de Gregório de Matos no Barroco brasileiro, pois depende, em larga medida, do contexto social e cultural.

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Gestão democrática participativa e avaliação de desempenho

Avaliação, Instituição Escola e Política Educacional

Gestão escolar democrática e participativa é algo hoje muito falado em nossas escolas. O conceito de gestão escolar democrática e participativa dá conta de que todos que fazem a escola devem ser acionados para decidir sobre tudo no âmbito da escola, começando pela escolha do diretor.

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Trabalhe na Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj

Estão abertas inscrições para dois processos seletivos de bolsistas para atuar nos projetos da Diretoria de Extensão como conteudistas das disciplinas ofertadas ou como mediadores pedagógicos.
Informações: http://cederj.edu.br/extensao

Inscrições abertas para cursos de atualização para professores

As inscrições para os cursos de atualização da Fundação Cecierj estão abertas. São oferecidas disciplinas nas áreas de Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Códigos, Prática Docente e Tecnologia Educacional. Para se inscrever, é necessário ser profissional da Educação graduado, licenciado ou licenciando de último ano. Estão disponíveis mais de 2.500 vagas para os cursos, que são on-line e gratuitos.

Mais informações: http://cederj.edu.br/extensao/

Caminho para a liberdade

Mirian Goldenberg faz um resumo do clássico estudo de Simone de Beauvoir sobre a condição feminina: “O segundo sexo".

Educadores brasileiros

Anísio Teixeira: grande empreendedor da educação

Só existirá democracia no Brasil, no dia em que se montar no país a máquina que prepara as democracias. Essa máquina é a escola pública.

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